Sobre mim, Betina


'In Cucina'
Sou Betina Mariante Cardoso. Aqui na minha cozinha, e neste blog, sou a fazedora do bolo inventado; do quindão em forma de estrela, com 32 ovos; dos 'chocolates graciosos' da Cacau Company, da folha de mussarela da Luminara de Pisa; sou a quituteira dos patês e acepipes, a autora das mirabolâncias que tanto me dão alegria...Meu encanto pela culinária é amplo, mas o que mais me fascina é o simples criar, o encontro divertido com a Serendipity nas receitas que invento ou naquelas que procuro seguir.
E por falar em Serendipity, sou também a viajante que adora se perder nas cidades, para dar chance ao acaso de conhecer aquela confeitaria antiga de uma rua lateral. 
Esquecer o mapa no hotel é quase a regra quando viajo, é como gosto de viver as cidades: me surpreendendo, a cada quarteirão. 
É com esta mesma anima que venho para a cozinha. E para a página em branco, desde há muito tempo. Juntando as letras e as caçarolas, nasceu minha escrita de forno e fogão.

Então, surgiu este blog, no percurso do meu livro de acepipes e doçuras. O "Serendipity in Cucina" foi criado em Buenos Aires, em 27 de março de 2012, durante uma quinzena de férias em que me deleitei observando vitrines de doces, lendo exemplares da revista El Gourmet...  Entrei em todos os bistrôs, cafés e bares para pegar o cartão e o guardanapo do local, me deixei entrar em ruas e avenidas inusitadas, com a vivência de participar de eventos como o fabuloso Brunch realizado na mansão histórica, chamada 'La Mansión', conhecer cenários pitorescos como a casa de tango 'El Querandì', numa tarde de sol, almoçar no Museo del Jamon durante uma longa caminhada, e por aí vai...Tudo isso regado à leitura de um livro sobre a escrita de cozinha. Por pura Serendipity, durante a viagem, eu estava exatamente no capítulo sobre a escrita de blogs de culinária.
Essa mistura de sensações, aromas, sabores e o impulso para escrever  me levou, em uma manhã (muito fria) de terça-feira, ao Lounge do hotel. O movimento foi rápido, comecei a primeira página, dei a cara que desejava à proposta, e me permiti, como num lugar desconhecido, imergir no branco e percorrer o blog, sem mapas. Segui os referenciais da Dianne Jacob, autora de 'Will write for food", pois me propus a realizar os posts como treinamento. Foi rápida a transformação em um hobby.
A cozinha, a folha de papel (real ou virtual), os novos lugares: todos são territórios de brincadeira, de liberdade. Profissionalmente, sou médica psiquiatra e psicoterapeuta, e minha rotina de trabalho ocorre no consultório. Acredito, pela minha vivência prática e pela literatura especializada de saúde, que a experiência cotidiana de um hobby é fundamental para o equilíbrio de nossos vários domínios de vida.
E como este blog é meu pátio de brincar, aqui conto de minhas folias na cozinha, trajetórias, leituras, reflexões, experimentos, viagens, curiosices.

Aqui, sou a fazedora do bolo inventado...


Prazer em conhecê-lo, e uma ótima leitura!!

Betina Mariante Cardoso



Contato para grupos de estudo, cursos e palestras: 
  Tel: 51-81371033
             e-mail: bmariant@terra.com.br e editorialluminara@hotmail.com



2 comentários:

  1. Betina, temos muito em comum... interessante... te achei no link da Angelica no face. Uma amiga que trabalha com Arte - Arteterapia. Enfim... tenho um blog - casadebabette.blogspot.com. Nos falamos por aí. Gostei muito do que estás escrevendo. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andréia!! Que ótimo ler teu comentário! A Angélica trabalha conosco na clínica, com os atendimentos em Arteterapia, e gostamos muito dela! Vou visitar teu blog, do qual já tinha ouvido falar muito bem! Como é bom escrever dos temas de cozinha,não?

      Um abraço, e obrigada pela visita!
      Betina

      Excluir

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina