sexta-feira, 30 de junho de 2017

Pinceladas sobre o curso de vinhos do Piemonte

A jornalista e Sommeliére
Silvia Mascella Rosa,
na aula de ontem.
Enquanto preparo o post sobre o curso de vinhos do Piemonte, ministrado ontem pela Sommeliére Silvia Mascella Rosa na Vinho & Arte, vou relembrando de alguns pontos por aqui. Além de ser cenário dos vinhos Barolo e Barbaresco, também é a terra da Nutella, da Gianduia, do Eataly, do Vermute. E do Slow Food! Em 1986, na cidade piemontesa de Bra, Carlo Petrini  criou este movimento que, nos últimos 30 anos, vem se espalhando pelo mundo.

Há muitas coisas a contar sobre o que aprendi ontem. E confesso, recém estou começando  a falar as primeiras palavras desse idioma que é o vinho; como no aprendizado de uma nova língua, o início é lento, as palavras e percepções passam a ter sentido em conjunto apenas com a prática e o estudo. É incrível mesmo como, pouco a pouco, vou descobrindo este e aquele detalhe, percebendo nuances que antes desconhecia, sentindo curiosidade por participar de outros cursos e por aprender mais, por absorver a cultura do novo 'idioma'. E este é o ponto, para mim, além do prazer de um cálice de vinho: adentrar a cultura de que ele é parte, ouvir suas histórias e abrir janelas da imaginação para as paisagens do território.

 A aula de ontem foi especial em todos esses elementos: Silvia falou com dinamismo e alegria sobre os vinhos, mas transitou por outros campos piemonteses, a comida, as tradições, os aspectos históricos. Em alguns momentos, atravessava a sala, percorrendo o trajeto entre a apresentação de fotos em Data Show, de um lado, e os mapas, do outro. Trajetos dentro da Vinho & Arte, sim, mas especialmente percorridos, em primeiro lugar, dentro de si mesma, em seu conhecimento e lembranças vivenciadas e aprendidas pelas experiências de degustação no Piemonte. Com tal fluência e vivacidade que nos levou junto em seus relatos; fez com que os participantes, que lotaram as vagas, viajassem com ela pelos vinhedos, estradas, adegas, castelos e imagens de névoa e de sonho.

Em breve, post com mais detalhes e fotos. 
Amanhã, a postagem será da nossa autora convidada, a médica psiquiatra, chef e proprietária da Gastroterapia Michele Valent. 

Aguardem!!! Ontem li o texto da Michele, vi as fotos da Gastroterapia, e amei! 
Mais não conto, para deixar que fiquem curiosos! 

Com alegria,
Betina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina