segunda-feira, 26 de junho de 2017

Curso de Vinhos do Piemonte, na Vinho & Arte, com a sommeliére Silvia Mascella Rosa

Piemonte!
Fonte: divulgação Vinho & Arte
Bastou receber o contato da enóloga Maria Amélia Duarte Flores, hoje em torno do meio-dia, para ficar curiosa por reler materiais sobre a gastronomia do Piemonte.  Pesquisei  sobre seus pratos e produtos típicos em junho de 2012, época em que li sobre a "Bagna Caoda", espécie de fondue de anchovas, alho, azeite de oliva e manteiga, típica receita ancestral desta região do norte da Itália. Sobre os vinhos piemonteses, naquele período, li o suficiente para ter noções, mas ficou a vontade de um dia conhecer mais a respeito. Parece que este dia chegou!

Pois bem, o motivo do contato da Maria Amélia foi avisar do curso de vinhos do Piemonte, que acontecerá na Vinho & Arte nesta quinta-feira, 29 de junho de 2017. Lendo  sobre a programação do curso e a respeito de quem o ministrará, não tive dúvidas de que vai ser um aprendizado inesquecível. A bagagem e a expertise da ministrante, a força anímica do território e os vinhos a serem degustados são elementos que aguçam nossa imaginação. 
Abaixo, segue o post sobre o evento. A seguir, em próximas postagens ao longo da semana, o 'aperitivo' sobre os produtos e ingredientes piemonteses e suas tradições. Dos vinhos, provoco a curiosidade dos leitores com o texto da própria Sílvia Mascella Rosa, que terá muito a contar na quinta-feira!   

"Piemonte, Barolo e Barbaresco
Os vinhos dos reis!
Beviamo il Piemonte (brindemos o Piemonte)”

"Durante três anos em sequência viajei ao Piemonte como jornalista/degustadora para um evento chamado ‘Nebbiolo Prima’ - uma semana de degustações de manhã, tarde e noite. Impossível ter a soma exata dos vinhos, mas pelas minhas anotações devem ter sido aproximadamente 600 amostras de Nebbiolo (Barolo, Barbaresco e Roero) durante essas viagens. Isso fora os Barberas, Moscatos e Arneis que entremearam as refeições e visitas.

Assim, vou contar para vocês o que é o sabor do Piemonte, seu povo, sua gastronomia, seus castelos, tradições e paisagens e, é claro, como é a uva Nebbiolo e porque esses vinhos estão entre o
s mais especiais do mundo.

Venha degustar conosco!

Eu sou Silvia Mascella Rosa, sommeliére, bartender e jornalista e estarei com vocês na Vinho & Arte, com minha amiga Maria Amélia, no dia 29 de junho de 2017."

Curso e Degustação Premium - Vinhos do Piemonte
Uvas, DOC, DOCG e muitas curiosidades
Arneis, Dolcetto, Barolo, Barbaresco, Nebbiolo e Langhe.
Destaque para "Sito Moresco", de Angelo Gaja e uma seleção de raridades, algumas não disponíveis no mercado.

Data: 29 de junho, quinta-feira, 19h30 às 22h
Local: Vinho e Arte no Plaza São Rafael (Av Alberto Bins, 514 - Centro Histórico - Porto Alegre)
Valor: R$ 150,00
Incluso curso e certificado, tábuas de frios ao estilo italiano e seis vinhos ícones.


Reservas e informações:
51 99999 3168 - 3023 3345"

Participem vocês também!
Com carinho,
Betina
Edição da 'El Gourmet' sobre a Bagna Caoda, receita ancestral
que celebra as colheitas e a comensalidade
Posts do Serendipity in Cucina sobre a 'Bagna Caoda' e o Piemonte, de junho de 2012:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina