segunda-feira, 26 de junho de 2017

As novas colunas no Blog: Entrevistas e Autores convidados

A semana que encerra o mês de junho será de prazerosas novidades: primeiras pinceladas sobre as novas colunas no blog, leituras, eventos e links que andei curiosando, e por aí vai.

Bom, começo contando das colunas. A partir de julho, abrirei as portas do blog para receber especialistas em Gastronomia e em enologia,  entre chefs, escritores, enólogos e personagens do mundo do vinho, proprietários de restaurantes e outros protagonistas do universo da cozinha e da adega. Serão dois posts mensais em espaços diversos: um trará o texto integral do autor convidado; o outro será destinado a entrevistas que farei com estes profissionais. De Porto Alegre ou do interior do RS, de outros estados brasileiros ou do exterior, será sempre uma honra e um prazer para o 'Serendipity in Cucina' a oportunidade de fazer essas partilhas. 

Em julho, o entrevistado será  Rodrigo Bellora, Chef e proprietário do restaurante Valle Rústico, no Vale dos Vinhedos, que também conta com o espaço 'escola', onde ministra oficinas gastronômicas; a autora convidada será Michele Valent, médica psiquiatra, Chef e proprietária da Gastroterapia, escola de gastronomia  ( e de bem-viver! ) com sede em Teutônia, também no interior do Rio Grande do Sul. 

Na entrevista e no texto, respectivamente, Rodrigo e Michele contarão de seu ofício na gastronomia, mas, para além disso, o leitor conhecerá a origem da relação que eles têm com a cozinha, o trabalho que vêm realizando e o além-fronteiras, suas descobertas e propósitos. Serão textos livres, abertos, de profissionais que virão dialogar com o blog a respeito de sua cozinha como espaço material e tangível e como espaço simbólico, de rituais, expectativas, desejos e caminhos, entre outros aspectos. Michele falará  também sobre o Hygge, explicando este conceito que se refere à prática da felicidade na Dinamarca, elemento que tem aplicado em suas oficinas e que será o foco da atividade do mês de julho, a Funghi Fest. Adianto apenas esses breves dados, para deixar os nossos leitores  bem curiosos pelo que ela vem contar.  

A respeito da entrevista: perguntarei ao Chef Rodrigo Bellora sobre sua história e seu ofício, o surgimento de sua Cozinha de Natureza e a filosofia do Valle Rústico, sua relação com o movimento Slow Food e sobre outros pontos de sua gastronomia. Essa conversa  será o início do trabalho conjunto que estamos desenvolvendo, com foco na atividade que ocorrerá no XIII Congresso Gaúcho de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, de 16 a 19 de agosto de 2017, em Bento Gonçalves, pela Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul. 

As próximas notícias vou contando ao longo da semana. E falarei também sobre a minha motivação para iniciar essas duas colunas, o porquê de escolher o Rodrigo Bellora e a Michele Valent como convidados para iniciar a prosa, e as reflexões a respeito de abrir o blog para mais essas formas de partilha. Como um daqueles convites para as tertúlias na mesa da copa. Ainda faltam os nomes para as colunas, estou aqui mirabolando...

Em breve, boas novas aqui no blog!

Com carinho,
Betina
Portas para outras paisagens e horizontes:
o olhar além-fronteiras nas novas colunas do blog




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina